Send As SMS




Violino


O violino é um instrumento de quatro cordas

mi, lá, ré, sol

do naipe das Cordas Friccionadas , que seria corresponde ao Soprano da voz humana.


O timbre do violino é agudo, brilhante e estridente,mas,

dependendo do encordoamento utilizado, pode-se produzir timbres mais aveludados e mornos.

Na orquestra, o líder do naipe de primeiros-violinos é chamado de spalla.

Depois do maestro, ele é o comandante da orquestra.

O spalla fica à esquerda do maestro, logo na primeira estante do naipe dos primeiros-violinos.


O som geralmente é produzido pela ação de friccionar a crina de um arco de madeira sobre as cordas.

Esticada na parte inferior do arco está a crina,

que é feita de vários fios de crina de cavalo, ou de material sintético.

Antes de tocar o instrumento, o violinista passa sobre a crina uma resina chamada Breu,

que tem o efeito de produzir o atrito entre os fios da crina e as cordas, gerando o som

O som produzido pelas cordas é transmitido ao corpo oco do violino, denominado caixa de ressonância,

pela alma, um cilindro de madeira que fica dentro do corpo do violino, mais ou menos embaixo do lado direito do cavalete.

A alma liga, mecânica e acusticamente, o tampo superior ao inferior do violino, fazendo com que o som vibre por todo o seu corpo.

O Violino requer muitos cuidados, já que é um instrumento "sensível" às variações de temperatura e humidade,

além de ser muito frágil.

Recomenda-se sempre passar por ele uma flanela limpa e seca após tocá-lo e,

sempre, guardá-lo em local longe do sol, poeira e humidade.

E sempre afrouxar o arco após o uso, para que o mesmo não fique torto.






sábado, fevereiro 03, 2007
- Passarim -




Passarim quis pousar, não deu, voou
Porque o tiro partiu mas não pegou
Passarinho me conta então me diz
Porque que eu também não fui feliz
Me diz o que eu faço da paixão
Que me devora o coração
Que me devora o coração
Que me maltrata o coração
Que me maltrata o coração

E o mato que é bom, o fogo queimou

Cadê o fogo, a água apagou
E cadê a água, o boi bebeu
Cadê o amor, o gato comeu
E a cinza espalhou
E a chuva carregou
Cadê meu amor que o vento levou (Passarim quis pousar, não deu, voou)



Passarim quis pousar, não deu, voou

Porque o tiro feriu mas não matou
Passarinho me conta então me diz
Por que que eu também não fui feliz
Cadê meu amor minha canção
Que me alegrava o coração
Que me alegrava o coração
Que iluminava o coração
Que iluminava a escuridão




Cadê meu caminho a água levou

Cadê meu rastro, a chuva apagou
E a minha casa, o rio carregou
E o meu amor me abandonou
Voou, voou, voou Voou, voou, voou
E passou o tempo e o vento levou

Passarim quis pousar, não deu, voou
Porque o tiro feriu mas não matou
Passarinho me conta então, me diz
Por que que eu também não fui feliz
Cadê meu amor minha canção
Que me alegrava o coração
Que me alegrava o coração
Que iluminava o coração
Que iluminava a escuridão

E a luz da manhã, o dia queimou
Cadê o dia, envelheceu
E a tarde caiu e o sol morreu
E de repente escureceu
E a lua então brilhou
Depois sumiu no breu
E ficou tão frio que amanheceu (Passarim quis pousar, não deu, voou)

Passarim quis pousar não deu Voou, voou, voou, voou, voou



Marcadores:


* Escrito por Dani Mantey* às 11:48 AM   
-


<body>